Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Na Estrada sem glúten - Espanha com Andrezza Conde



E seguimos na fase internacional do nosso projeto #NAESTRADASEMGLÚTEN, na qual eu e a GlutenFree Cris convidamos algumas amigas da #vidasemglúten que amam viajar e explorar esse mundo afora, para nos contar suas experiências de #viagemssemglúten internacionais.
Hoje, Andrezza Conde, do perfil do Instagram @recantodaceliaca, compartilha com a gente dicas de um país maravilhoso que pode surpreender no atendimento a celíacos!
A Andrezza conta um pouco da sua experiência em Sevilha, na Espanha, onde morou entre 2017 e 1018. E agora está de volta, como ela disse: “Recentemente, retornei a Sevilha para fazer mestrado e viver mas uma experiência sem glúten por aqui!”.

Vejam abaixo a entrevista que fizemos com ela:


Aventuras sem glúten: Andrezza, como você se planejou para esses períodos em Sevilha? Você pesquisou algo sobre a alimentação sem glúten no destino antes de viajar ou foi a busca das opções do local somente quando chegou na Espanha?
Quando ganhei a bolsa para o intercâmbio, em 2016, ainda não tinha diagnóstico, então não sabia que Espanha era um país muito avançado em Doença Celíaca. Meu diagnóstico veio poucos meses antes de minha mudança e então comecei a pesquisar a vida sem glúten no país. Conheci grupos de apoio e associações envolvidas ativamente no tema. Foi uma grata surpresa! Quando já vivia aqui e comecei a viajar dentro do país foi mais fácil buscar recomendações nas redes sociais, pois a oferta é imensa! Além disso, existem muitos aplicativos criados por celíacos e associações com mapas que buscam locais aptos, o que ajuda muito na hora de decidir onde comer!

  


Aventuras sem glúten: Uau! Muito bom saber que a Espanha pode nos receber tão bem! Mesmo assim, você tinha alguma preocupação ou expectativa com relação à alimentação sem glúten na região?
Andrezza: Preocupação, nenhuma! Na Espanha existem muitas opções, sobretudo nas grandes cidades. Em pequenas cidades pode haver um número reduzido dessa oferta, mas sempre há um ou outro estabelecimento que adapta pratos e/ou supermercados com variedades de marcas. Existe muita consciência sobre a doença, então não é difícil ter que explicar sobre a restrição, pois grande parte dos restaurantes tem esse conhecimento.


Aventuras sem glúten: É isso o que todo celíaco precisa, poder se alimentar, seja qual for o destino. Falando em comida, conta para a gente os locais onde realizou refeições das quais você gostou e pode recomendar:
Andrezza: Tive muitas experiências gastronômicas incríveis, mas a que mais me marcou foi a ida ao Celicioso, uma confeitaria 100% sem glúten em Madri, que hoje possui outras unidades espalhadas pelo país. Em Sevilha, cidade onde moro, existem ótimas opções também. Recomendo Postigo 10, um restaurante de comida típica espanhola, 100% sem glúten, e Al Solito Posto, restaurante italiano que possui cozinha separada para atender aos celíacos. Recentemente, abriram uma confeitaria 100% sem glúten e sem leite que possui doces deliciosos, Brandao Postres. E há os sorvetes italianos da Amorino, que são meus preferidos! Além disso, várias redes de fast food adotaram menu sem glúten, a maioria certificado pela FACE – Federação das Associações de Celíacos da Espanha. É possível fazer um lanche rápido e barato no Mc DonaldsDominos PizzaBurguer King100 Montaditos etc. Quanto aos supermercados, todos têm opções sem glúten. É possível realizar boas compras no Mercadona (meu preferido), El Corte InglésLidlCarrefour, etc.






Aventuras sem glúten: Que legal, Andrezza, quantas opções! Isso que se pode chamar de acessibilidade e inclusão! Mesmo assim, às vezes passamos por alguns perrengues. Você teve alguma experiência negativa com relação à alimentação sem glúten na Espanha? Sentiu algum desconforto que indicasse alguma contaminação cruzada?
Andrezza: Não, nunca.


  
Aventuras sem glúten: Jura? Nossa, partiu Espanha ahora !!! rs rs rs... Agora, saindo um pouco do assunto alimentação, quais os passeios que fez e atrativos turísticos que você mais gosta na Espanha?
Andrezza: Espanha tem uma oferta turística abundante e variável. Há destinos para todos os gostos. Sevilha, especificamente, possui forte influência cultural, histórica e artística de povos judeus, árabes e cristãos, com mesclas de estilos arquitetônicos mouro e barroco, que convivem em perfeita harmonia e tornam únicos seus patrimônios. Em Sevilha está localizada a maior Catedral gótica do mundo, acoplada a torre árabe mais famosa do país: La Giralda; o Arquivos de Índias, um dos mais importantes da história ocidental; e o Real Alcázar, palácio árabe medieval que foi morada dos Reis Católicos e cenário de Game of Thrones. Esse conjunto arquitetônico foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A cidade também é famosa pelo flamenco, pelas tapas (petiscos típicos daqui) e por suas inúmeras igrejas que guardam obras de arte preciosas de artistas espanhóis do período barroco.

Aventuras sem glúten: Um sonho de lugar, quero muito conhecer! Conhecer lugares assim deixa muitas recordações! Qual foi a melhor lembrança que a Espanha deixou e vai te deixar?
Andrezza: Foi minha primeira experiência morando fora do país e ainda sendo celíaca! Aprendi a abrir mais a cabeça e o coração! Amei tanto viver aqui que retornei este ano!

Aventuras sem glúten: Daqui a pouco você não vai querer voltar mais para o Brasil... rs rs rs... Andrezza, para finalizar: Você recomenda esse destino a outros celíacos?
Andrezza: Com certeza! Espanha, além de ser um país que possui patrimônio e cultura riquíssimos, é um verdadeiro paraíso sem glúten! É possível viajar tranquilamente pelo país, pois sempre haverá opções seguras para celíacos!

Obrigada, Andrezza por dividir conosco essa experiência de viagem e de vida inesquecível, é muito saber que há lugares nesse mundo em que os celíacos são compreendidos e atendidos adequadamente em suas necessidades! Que isso se propague para que quem vive a vida sem glúten possa curtir muitas viagens sem medo e sem preocupações.

Sigam a Andrezza pelo Instagram dela @recantodaceliaca! Ela tem ótimas dicas de Belo Horizonte e de outras viagens que já fez, aproveitem!

As fotos acima foram tiradas pela Andrezza em seu período na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário