Páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Na estrada sem glúten - Paris com Luciana Bueno



Hoje estreamos um novo capítulo do nosso projeto #NAESTRADASEMGLÚTEN , convidamos algumas amigas da #vidasemglúten que amam viajar e explorar esse mundo afora, para nos contar suas experiências de viagens internacionais, #viagemssemglúten é claro.
Começamos contando a viagem da Luciana Bueno, celíaca que mora em Curitiba, que passou 6 dias na charmosa Paris em maio desse ano. Vejam pelas fotos que a Lu aproveitou muito a viagem e provou muitas delícias.
Vejam a entrevista na íntegra abaixo:

Aventuras sem glúten: Lu, conta para nós como foi o planejamento dessa viagem? Você pesquisou algo sobre a alimentação sem glúten no destino antes de viajar ou foi a busca das opções do local somente durante a viagem?
Luciana: A viagem demandou planejamento, pesquisei em grupos de Facebook sobre viagens, blogs de celíacos de lá (na web e no Instagram) e com amigos celíacos que já tinham ido para Paris.

Aventuras sem glúten: A oferta de alimentação sem glúten adequada para celíacos influenciou de alguma maneira sua escolha por esse destino?
Luciana: Em minhas viagens na dúvida entre locais, pesquiso a receptividade para celíacos e se há opções e acesso à gastronomia local, como em Paris, dou prioridade.

Aventuras sem glúten: Qual sua maior preocupação ou expectativa com relação à alimentação sem glúten no destino?
Luciana: Minha maior expectativa era comer croissant francês sem glúten!

Aventuras sem glúten: Uhmmm e você conseguiu? rs ... Você pode nos informar alguns locais onde realizou refeições das quais você gostou e pode recomendar?
Luciana: Irei recomendar meus favoritos da viagem nos quesitos restaurante e patisserie, sendo todos 100% GF:

Restaurantes: o italiano Tasca (próximo à torre Eiffel); o italiano Little Nona Paris (próximo ao Arco do Triunfo); o tailandês Kapunka (são 04 unidades na cidade). O primeiro pelo ponto, mas em relação a gastronomia não foi meu favorito, já o Little Nona é excepcional, não deixem de ir duas vezes, uma para comer a pizza deles e outra para provar os pratos, fora que lá possuem chopp sem glúten! Amo comida oriental e o Kapunka tem um tempero incrível e ótimas opções.

























Patisserie: minha favorita disparada foi a Helmut New Cake, onde comi o melhor croissant da vida GF (e assim minha expectativa foi alcançada, eba!). Além disso recomendo o waffle da Yummy and Guilt Free (há duas unidades na cidade e conheci ambas), vá com fome para provar as opções salgadas e doces. Um local que trabalha com produtos terceirizados e foi ótimo para um lanche antes de subir na Torre Eiffel foi a Le Cairn, que tem ótimo atendimento e selecionam ótimos fornecedores seguros.




Ah e não posso deixar de indicar para tomarem sorvete (com casquinha!) na rede italiana Grom Gelato, que possui algumas unidades em Paris.
Para quem não pode consumir leite a patisserie Foucade Paris é sem glúten e sem leite. Conheci mas preferi as outras. Além disso, fui num dos restaurantes da rede Noglu, famosa na cidade, porém também a Helmut venceu em sabor e consistência.


E Vejam o chocolate que a Lu achou e lá é sem glúten,
infelizmente no Brasil não podemos comer,
aqui tem glúten.

Aventuras sem glúten: Uau, quantas delícias, ficamos surpresos com tantos opções! Mas, por outro lado, você teve alguma experiência negativa com relação à alimentação sem glúten nesse destino? Sentiu algum desconforto que indicasse alguma contaminação cruzada?
Luciana: Não tive segurança para me alimentar no Ilo Quadrifoglio Paris, pois é um restaurante italiano compartilhado. Testei minha pizza com o nimasensor e o resultado foi sem glúten (e fiquei super bem após o consumo), porém não comeria sem o nima, apesar de estar indicado pelos celíacos da cidade e ter dado tudo certo na minha visita.








Aventuras sem glúten: É isso mesmo, Lu, em alguns momentos não podemos arriscar, principalmente se não temos o equipamento Nima como recurso. Mas agora, saindo um pouco do assunto alimentação, quais os passeios que fez e atrativos turísticos que mais gostou?
Luciana: Paris possui diversos clássicos para conhecer: Palácio de Versalhes, Torre Eiffel, Museu do Louvre, porém um museu para quem gosta de história que me agradou foi o Museu Les Invalides. De qualquer forma acho que museu é muito gosto pessoal, então recomendo ir com um bom sapato e caminhar bastante pela cidade, que é maravilhosa.

Aventuras sem glúten: Que ótimas dicas, caminhar é uma maneira incrível de “turistar”! Nos conte qual foi a melhor lembrança que essa viagem deixou?
Luciana: As caminhadas e piquenique no Rio Sena. Fui durante o horário de verão deles, então até em torno de 22h estava claro e era muito agradável ficar naquela região. Os franceses têm o hábito de fazer piquenique, aproveitem e juntem-se a eles, com excelentes vinhos da região.

Aventuras sem glúten: Ah os piqueniques são formas muito inclusivas de encontros sociais rs rs...  Finalizando, você recomenda esse destino a outros celíacos?
Luciana: Com certeza! Celíacos que visitam Paris irão provar delícias, porém devem ter em mente que não tem um restaurante GF a cada esquina, a depender do ponto turístico, será necessário caminhar 1/2km para chegar num local de refeições sem glúten, mas nos dias corridos ou de preguiça, basta entrar nos mercados (há mais diversidade no Monoprix) e comprar itens e fazer com um bom francês e comer na rua mesmo.

Lu, muito obrigada por essa incrível colaboração com nosso #NAESTRADASEMGLÚTEN !!! Amamos suas dicas e a forma ao mesmo tempo leve e com bom planejamento que você executou essa viagem deliciosa!!!
Sigam a Lu pelo Instagram dela @nimacwb e aproveitem as dicas que ela compartilha por lá!


terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Desafio de Panelas sem Glúten - Episódio 6

O "Desafio de Panelas sem Glúten" foi encerrado com chave de ouro, com uma refeição dos sonhos de todo celíaco. Inspirada nas lanchonetes típicas dos Estados Unidos, das décadas de 50 e 60, a Ana Paula do Blog "Meu Segredinho" foi a chef desafiada no episódio "Diner Americano".
Infelizmente, por motivos pessoais, não pude estar presente e nem degustar essas delícias que a Aninha preparou, mas todos os convidados amaram a experiência de comer sem preocupação gostosuras que são comuns no mundo "glutenado", mas que raramente os celíacos podem degustar socialmente. 
Aninha, a chef do Episódio Diner Americano

A decoração ficou show e todos se contagiaram pelo clima de descontração, com muita música boa!




Os convidados: Lilian, Cris, Mary, Aline, Edu. E a cozinheira do dia: Aninha!

Bom, mas quem vai querer as receitas dos quitutes? Vamos lá:

Entrada: Batatas rústicas assadas com maionese caseira



Ingredientes:

6 batatas médias 

3 dentes de alho

Azeite de oliva

Tomilho

Sálvia 

Alecrim

Pimenta do reino

Sal

Modo de fazer:

Lave bem e corte as batatas em gomos, sem descascar. 

Cozinhe em água fervente por 6 minutos e escorra bem.

Seque as batatas com um pano ou papel absorvente e coloque numa forma.

Tempere com as ervas, sal, pimenta e espalhe azeite. Misture bem.

Coloque 2 ramos de alecrim, e os dentes de alho com casca. 

Leve ao forno pré-aquecido a 210°C por 40 minutos. Vire na metade do tempo. 

Retire e sirva quando as batatas estiverem douradas


Maionese de leite sem ovos
150ml de leite zero lactose (ou vegetal)

1 colher (sopa) de mostarda

1 pitada de sal

Cerca de 300ml de óleo de girassol

Cheiro-verde a gosto.

Modo de fazer:

Coloque o leite, a mostarda e o sal no liquidificador.

Ligue e sem parar de bater, adicione o óleo em fio (bem fino e lentamente).

Bata até formar a emulsão. 

Misture o cheiro verde e acerte o tempero.


Maionese de rúcula 

1 xícara de maionese (usei a de leite acima)

1 xícara de rúcula higienizada e picada

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

Modo de fazer:

Bata até misturar e leve à geladeira até servir. 


Prato Principal: Hambúrguer caseiro 



Ingredientes:

1200g de carne moída da sua preferência (use uma com gordura)

1 colher (sopa) de alho em pó (ou 1 dente de alho picadinho)

1 colher (sopa) de orégano seco

1 colher (sopa) de manjericão seco

Sal e pimenta à gosto

Modo de fazer:

Misture tudo, pese porções de 150g e coloque num molde, prensando para obter o formato. 

Pressione a parte superior (no meio apenas) com as costas de uma colher, para evitar que o hambúrguer inche na hora de grelhar.

Grelhe em frigideira ou chapa bem quente, untada com um pouco de azeite, até o ponto desejado.

Montagem do hambúrguer:

1 pão de hambúrguer Zero Trigo

1 hambúrguer caseiro

1 fatia de queijo zero lactose

2 folhas de alface lisa

3 folhas de rúcula 

1 rodela de tomate 

1 colher (sopa) de maionese de rúcula 

1 colher (sobremesa) de catchup

Grelhe o hambúrguer e coloque o queijo por cima, até derreter.

Aqueça o pão e acrescente na parte inferior a maionese, o hambúrguer, o queijo, o tomate, o alface, a rúcula e o catchup, e cubra. Sirva a seguir.


Sobremesa: Brownie sem glúten/leite



Ingredientes:

3 ovos 

2 xícaras (chá) de açúcar demerara pulverizado

2 xícaras (chá) de chocolate em pó sem glúten 

1 colher (sopa) de cacau em pó

110ml de óleo de coco

1 colher (sopa) de biomassa de banana verde

1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de arroz

1/2 xícara (chá) fécula de batata

1 colher (chá) de fermento em pó 

150g de nuts picadas (nozes, castanha do brasil, castanha de caju, amêndoas)

50g de chocolate sem glúten (ou chocolate picado)

Modo de fazer:

Na batedeira, coloque os ovos e o açúcar pulverizado (batido no liquidificador) até obter um creme claro.

Peneire o chocolate em pó e o cacau em pó e adicione na batedeira até misturar.

Adicione o óleo de coco e a biomassa de banana verde e bata até obter uma mistura homegênea.

Peneire a farinha de arroz e a fécula de batata e acrescente aos poucos, até incorporar. Se necessário, adicione água aos poucos (se a massa ficar pesada). 

Acrescente o fermento em pó e bata levemente.

Com o auxílio de uma espátula, incorpore as nuts e as gotas de chocolate.

Coloque numa forma untada e coberta com papel manteiga e espalhe. Leve ao forno pré-aquecido a 220°C e asse por cerca de 15 a 20 minutos. 

Faça o teste do palito: ele tem q sair úmido e a casca deve estar formada.

Espere esfriar para desenformar e cortar.



Smoothie de Frutas Vermelhas

Ingredientes:

1 banana picada congelada

1 xícara de frutas vermelhas congeladas (amora, morango, framboesa, mirtilos)

1 xícara de leite de coco

Mel, se necessário


Modo de fazer:

Bata tudo no liquidificador e sirva. 


quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Desafio de Panelas sem Glúten - Episódio 5

Olá, meu povo! Quem está acompanhando o Desafio de Panelas sem Glúten sabe que estamos no quinto e penúltimo episódio da competição! A desafiada dessa vez é a meiga e querida Aline Mendes, celíaca, moradora da Cidade Maravilhosa, amante da culinária asiática, que foi o tema do seu episódio. Aline surpreendeu a todos os participantes com os pratos lindos e deliciosos que ela preparou, além da primorosa decoração que tornou o ambiente ainda mais especial. Aline arrasou, uma culinária cheia de detalhes, na minha opinião de muito difícil preparo não a intimidou!

Nós, os participantes do Desafio de Panelas sem Glúten:
Lilian, Edu, Aninha, Mary, Aline, Eu (Carol) e Cris.

A chef Aline em ação
Abaixo vou passar as receitas dos pratos preparados pela Aline:


Entrada 1 - Vietnã - Rolinho Vietnamita



Colocar um pouco de água morna num prato de sopa e molhar toda a folha de arroz. Esperar amolecer e tirar o excesso de água com as mãos. Recheio a gosto.
Recheios do episódio: Shimeji refogado com shoyu sem glúten, alface, repolho roxo e cenoura. Cenoura, pepino, broto de feijão, alface e hortelã.
Corte os rolinhos ao meio com uma tesoura, coloque a parte aberta para cima e sirva.
Molhos:
Manga: manga batida com curry, cúrcuma, pimenta, gengibre e sal. Acrescente água se ficar muito espesso.
Shoyu
Shouyu com limão 

Entrada 2 - Japão - Makimono Filadélfia


Arroz para sushi:
2 copos de arroz japonês 
2 copos de água
2 xc café de vinagre de arroz
2 colheres rasa de chá de açúcar
2 colheres rasa de chá de sal
Lavar o arroz várias vezes até a água sair sem resíduos.
Colocar o arroz numa panela grande e cobrir com a água.
Deixar ferver em fogo alto e manter assim até secar a água.
Tampar panela e baixar o fogo no mínimo possível e deixar 10 min.
Desligar o fogo e manter tampada por mais 10 min.
Abrir e retirar o arroz cuidadosamente com uma espátula (sem "soltar") e colocar numa tigela. O que ficar grudado no fundo da panela deve ser desperdiçado.
Aquecer numa panelinha o vinagre com sal e açúcar, sem ferver,despejar por cima do arroz de forma uniforme, dar uma leve misturada deixar esfriar. 

Como montar o Makimono:

2 tiras grossas de salmão (Entrada para 6 pessoas). Se for o prato principal - 5 ou mais tiras.
Cebolinha picada
50g de cream cheese sem lactose ou de sua preferência

Distribuir uma camada bem fina de arroz sobre 2/3 da alga. Molhe as mãos durante todo processo para o arroz soltar das mãos. Colocar uma tira grossa do salmão sobre o arroz deixando dois dedos de espessura livre. Espalhe o cream cheese com um saco de confeiteiro, com os dedos ou um saco plástico (corte uma ponta para fazer um biquinho), acrescente cebolinha picada e enrole com a esteirinha para sushi.

Prato Principal - Tailândia - Pad Thai de Camarão




Ingredientes:
300 g de talharim de arroz - espessura do que foi utilizado no episódio: 5mm
500 g de camarão cinza limpo temperados com pimenta e sal
Óleo 
2 cebolas em pedaços pequenos
2 cenouras em tiras finas
2 maços de nirá
1 Pimenta dedo de moça - se não gostar de muito picante, tire as sementes ou pelo menos parte delas. No episódio metade das sementes foi retirada.
Cebolinha, amendoim e broto de feijão para decorar.
Molho :
Misturar numa tigela:
6 c. de sopa de pasta de tamarindo (encontrado em lojas de produtos orientais)
6 c. de sopa de açúcar 
Suco de 1,5 limão
12 c. de sopa de molho de peixe (encontrado em lojas de produtos orientais)
3 c. de café de óleo de gergelim


Modo de Preparo:
Na wok doure os camarões no óleo. Reserve. 
Depois doure a cebola, cenoura, nirá e pimenta dedo de moça. A cenoura deve ficar "al dente". Juntar os camarões e reservar tudo
Preparar o macarrão de acordo com a embalagem: fervendo ou deixando de molho.
Despejar o macarrão pronto na wok com um pouco de óleo quente, adicionar a mistura do molho e os ingredientes que estavam separados. O molho é ralo, mas o macarrão deve ficar molhadinho/úmido.

Sobremesa - China - Harumaki de papel de arroz




Colocar um pouco de água morna num prato de sopa e molhar toda a folha de arroz. Esperar amolecer e tirar o excesso de água com as mãos.

Recheio: 
Banana em pedaços pequenos com açúcar demerara ou outro de sua preferência e canela.
Maçã sem casca em fatias com açúcar e canela.
Romeu e Julieta: uma fatia de goiabada e uma de queijo sem lactose (padrão) ou outro de sua preferência. (O rolinho romeu e julieta fica "puxa-puxa", pois a goiabada e o queijo irão derretar.).Fechar bem os rolinhos e colocar numa assadeira untada com óleo. Pincelar óleo por cima também. Não colocar os rolinhos próximos para não correr o risco de que eles grudem.
Forno pré-aquecido a 240 graus por 30-40 minutos, virando no meio.


Retirar quando estiverem dourados e servir com sorvete.

Confira o vídeo do quarto episódio e acompanhe todos os detalhes do Desafio de Panelas sem Glúten no site da Sabor Seguro: http://www.saborseguro.com.br/desafiodepanessemgluten/



Detalhes da Decoração:






terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Desafio de Panelas sem Glúten - Episódio 4

Como vocês já devem saber, fui convidada pela Lilian, do Site "Sabor Seguro", a participar do Desafio de Panelas sem Glúten, competição entre 6 amigos do mundo sem glúten, onde cada um deve preparar uma refeição completa para os demais.
Euzinha, a chef da Rodada

Os convidados: Cris, Edu, Mary, Aline, Lilian e Aninha

Já foram desafiados: Cris, Mary e Edu. Agora chegou a minha vez de ser a Chef da rodada. O tema proposto foi "Festa Infantil" e eu topei na hora, pois tem muito a ver comigo e minha rotina, sendo mãe de um casal de 6 anos e 1 ano. O episódio se chama "Aventuras da Carol" e para a decoração, busquei itens utilizados para festas de menina e menino, priorizando as cores vermelho e azul.
Criei um cardápio que pudesse agradar crianças e adultos, sempre presentes nas festas infantis, e que mostrasse que é possível fazer uma festa cheia de delícias sem glúten e sem lactose.

Que tal postar as receitas????


Suco Roxo
Ingredientes:
Suco de Uva Integral (aproximadamente 500ml)
Água (aproximadamente 500ml)
01 abacaxi sem casca, picado
Modo de Fazer:
Bater tudo no liquidificador, bater bem para não ficar pedaços de abacaxi. Servir gelado.

Mini Pizza de Queijo
(Receita retirada do Blog “Cozinhando sem Glúten”, de Gilda Moreira)





Ingredientes:
2 xíc (400 ml) de Farinha Preparada sem Glúten (usei a Mix Pan da Schär)
1 ovo
2 CS de azeite de oliva
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de sobremesa de açúcar demerara
1 CS cheia de fermento biológico seco
180 ml de água morna

Modo de preparo:
Em uma tigela, juntar o açúcar, o fermento e a água morna. Misturar bem e tampar, deixar descansar (gosto de deixar dentro do micro-ondas, que é mais quentinho) até dobrar de volume, formando a esponja, em aproximadamente 15 minutos.
Enquanto isso, em um bowl, juntar a farinha e o sal, misturar e abrir um buraco no centro, nele colocar o ovo, o azeite e a esponja do fermento.
Misturar até formar uma massa homogênea. Deixar descansando para crescer por 40 min, também dentro do micro-ondas. 
Depois de crescida a massa, sovar mais um pouco. Neste ponto, temos 2 opções: espalhar a massa numa forma grande de pizza e assá-la desta forma; ou fazer pequenos discos e moldar as mini pizzas.
Escolhi essa segunda opção, para fazer os discos fiz bolinhas e moldei na própria assadeira, com os dedos. Se estiver grudando um pouco, molhar os dedos com azeite facilita o trabalho. Nos tamanhos em que fiz, a receita rendeu 8 mini pizzas.
Feitos os discos, levar ao forno 180ºC até começar a dourar e as bordas soltarem. Retirar do forno e rechear a gosto. Coloquei molho de tomate, mussarela sem lactose cortada em cubos, tomate cereja e orégano. Após tirar do forno, coloquei folhas de manjericão.

Coxinha de Frango
Receita da Chef Mari Rezende



Ingredientes:
1 xícara de inhame cozido e amassado
½ xícara de caldo de frango
Farinha de arroz até dar o ponto
2 colheres de sopa de linhaça em grãos
Amaranto em flocos ou fubá para empanar
Para o recheio:
1 peito de frango cozido desfiado
1 tomate sem semente cortado em cubinhos
2 colheres de sopa de cebola cortada em cubinhos
2 dentes de alho cortados em cubinhos
½ cenoura ralada
Azeite para refogar
Sal a gosto

Modo de preparo:
Comece refogando o frango desfiado com a cebola, o alho e o azeite. Acrescente os demais ingredientes, refogue mais um pouco e reserve.
Em uma panela, acrescente o inhame e o caldo. Mexa bem e deixe reduzir. Acrescente a farinha de arroz aos poucos, mexendo sem parar. Quando a mistura desgrudar do fundo da panela retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
Unte as mãos com azeite e molde a massa em formato de coxinha. Recheie e passe pelo fubá ou amaranto. Leve ao forno 230° +- 25.

Bolinhas de Queijo:
Utilizei a mesma massa, mas rechiei com mussarela sem lactose em cubos e orégano.
Servi as Coxinhas e Bolinhas de Queijo com uma salada de mini-alface, cenoura baby, tomate cereja e milho verde e a seguinte maionese:

Maionese Rosa



Ingredientes:
1 vidro pequeno de maionese
1 beterraba cozida e cortada em cubos
½ cebola levemente fervida
1 colher de chá de sal
Modo de Fazer:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e armazenar em geladeira até a hora de servir.

Cupcake de Chocolate com Paçoca:




Ingredientes da Massa (Adaptação da Receita do Bolo dos Reis, de Rajane Reis):
3 ovos
1 xícara de açúcar (usei a Demerara)
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de Farinha de Arroz
1 xícara de farinha preparada*
1 xícara de água fervendo
1/2 xícara de óleo (foi o ingrediente que esqueci e fez falta)
½ xícara de biomassa de banana verde
3 colheres de sopa de farinha de linhaça
1 e 1/2 xícara de Chocolate Picado (usei o chocolate Valor, sem lactose)
1 colher de sopa de fermento

Modo de fazer:
Colocar os ingredientes na ordem acima e mexer bem ao acrescentar cada um deles, por último sempre o fermento.
Eu mexo na mão mesmo, sem batedeira.
Assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 25 minutos. Mas ficar atento, porque se assar muito o bolo fica seco. No meu forno, fica no máximo 20 minutos.
Nas formas de cupcake rende aproximadamente 16 bolinhos.

* Farinha preparada: 3 xícaras de farinha de arroz, 1 xícara de fécula de batata, 1/2 xícara de polvilho doce.

Obs.: na minha opinião o “Pulo do Gato” dessa receita é o Modo de Fazer, colocar os ingredientes um a um e misturar bem. A água quente também é fundamental. Na receita original se utilizava Creme de Arroz, mas como a marca mais conhecida agora tem glúten, alterei para a farinha de arroz e tive o mesmo resultado.

Cobertura:
A cobertura é apenas pasta integral de amendoim e paçoca esfarelada com os dedos. Coloquei metade de uma paçoca tipo “rolha” para decorar.


Cake Pop


Ingredientes:
Metade da massa do bolo anterior, depois de assada em forma de sua preferência
1 xícara de Biomassa de banana verde
½ xícara de Água
2 colheres de sopa de açúcar demerara
Bolacha Maria, sem glúten e sem lactose da Gullon
2 tabletes de chocolate Valor, sem glúten e sem lactose
Palitos de Churrasco ou de Picolé
Modo de Fazer:
Levar a fogo baixo a Biomassa, com a água e o açúcar e mexer até formar um creme homogêneo (textura semelhante ao creme de leite).
Esfarelar com os dedos a massa do bolo, acrescentar o creme de biomassa e ir apertando bem, até formar uma massa bem firme e úmida. Deixar na geladeira por cerca de 2 horas para que fique ainda mais firme.
Fazer as bolinhas do cake pop, no tamanho de sua preferência (muito grande fica difícil para prender no palito). Deixar mais 2 horas ou mais na geladeira.
Derreter o chocolate em micro-ondas, de 30 em 30 segundos. Esfarelar a bolacha Maria com os dedos.
Retirar os Cake Pops da geladeira, colocar nos palitos.
Passar no chocolate derretido e depois na bolacha.
Deixar na geladeira até a hora de servir. Se o chocolate endurecer muito, retirar um pouco antes para ficar na temperatura ambiente.


Confira o vídeo do quarto episódio e acompanhe todos os detalhes do Desafio de Panelas sem Glúten no site da Sabor Seguro: http://www.saborseguro.com.br/desafiodepanessemgluten/

Detalhes da decoração:









Produtos deliciosos dos nossos patrocinadores
Chocolates Valor e Galletas Gullon